Teleologia

 Complicado dizer da teleologia[1] deste blog, porque no fundo, no fundo, não tem teleologia nenhuma! As intenções vão se modificando, se refazendo ao longo do tempo. Em verdade já tive diversos blogs, com diversos títulos diferentes. No primeiro, devido às minhas constantes leituras sobre Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, eu intencionava escrever sobre literatura, divulgar alguns dos meus poucos textos e, quem sabe, criar relações com outras pessoas que gostassem do assunto. Mas a internet na época não era tão difundida quanto agora. E isso tem cinco anos! Há cinco anos ter um computador não era tão simples. Ainda hoje, apesar de já ter bastantes pessoas com pelo menos um computador em casa – mesmo aqui no interior – a inclusão digital ainda é um mito. Mito por diversas coisas, mas principalmente porque só incluir não é o bastante. É preciso incluir e instruir. De nada serve a inclusão digital pra uma família que não tem incluído o seu direito de viver (com todas as atividades metabólicas e mentais necessárias a uma vida digna). Mas isso é debate pra depois!

Enfim! Hoje muita gente tem computador em casa. Inclusive eu, que na época que criei o meu primeiro blog postava de Lan Houses e a única coisa que sabia fazer no computador, além de abrir o Word, era entrar no navegador de internet. Era um domínio zip.net, na época, cheio de limitações, que somadas às minhas próprias acabaram me fazendo desistir de manter o tal blog sobre literatura, minha menina dos olhos na época.

Depois que acabou mais essa minha paixão pela teoria literária, passei a rabiscar umas poesias, escrever contos e até me arrisquei a escrever uma ou duas novelas, que se pretendiam romances mas, sinceramente, mal estavam à altura de novelas. Ainda as tenho, manuscritas. Difícil é localizá-las no meio daquela bagunça gigantesca que há em meu quarto. Mas, enfim, além de escrever estas cositas que sempre escrevi, apesar de escrevê-las com uma intenção meio desintencionalizada, escrevia também algumas frases bem humoradas sobre o dia a dia, as notícias do jornal da noite etc. Foi assim que criei no meu caderno uma sessão chamada “100 Ofensas 100 Vergonha” na qual eu escrevia algumas alfinetadas sobre o cotidiano. Transferi este estilo para um blogue spaces.live que intitulei com o mesmo nome. “100 Ofensas 100 Vergonha.”

Depois, cansado da forma de funcionamento do space.live, acabei voltando ao zip.net e criando um novo blog, com o nome de TodyBrincadeira, uma alusão ao meu apelido na Banda em que toco (Tody) e ao tom que eu queria dar à página, o que novamente não deu certo. Não deu porque nem tudo que eu postava era em tom de brincadeira. Isso além das dificuldades de se postar em Lan Houses que continuavam a me assombrar.

Por fim, quando afinal compramos um computador, voltou-me a idéia de criar um blog, mas repudiei a idéia de delimitar uma função. Sempre achei uma porcaria os títulos que eu criava para meus blogs. Dessa forma, achei que, porcaria por porcaria, deixava o nome do dono da porcaria mesmo, que era em si mais porcaria ainda. Assim ficou Fernando Lago, simples assim. Mais narcisista impossível! Eu eu eu! Só eu ali!

E esta é a teleologia deste blogue! Mesquinhamente eu! Coisa sem valor!

Um dia alguém perguntou isso mesmo. Afinal de contas, que diabo de blog é este? Onde se posta poesias, frases, contos, crônicas, comentários indefiníveis, bem ou mal humorados, pessimistas ou otimistas, afinal qual é a natureza deste blog? Não tem natureza nenhuma, cidadão! A coisa toda se dá de maneira indescritível. Aqui sou eu, no humor e no amor que eu quiser me apresentar. Sou eu, disfarçado de mim. A natureza deste blog é fernandolaguense, só isso, nada mais!

Junho de 2010


[1] É o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade. Pode ser entendido como se referindo aos objetivos que os homens se colocam em suas ações, em seu sentido filosófico. Embora eu não entenda pii nenhuma de filosofia, gosto de usar essas palavras pra posar-me de intelectual. Acho que sou pedante...