14 de abr. de 2009

Bloco do Ressuscitado

Aleluia! O Senhor Ressuscitou!!!!

Não poderia deixar de registrar a maravilhosa festa de páscoa que tivemos na paróquia Nossa Senhora das Graças. O pároco, Pe. Alexandre, homem que nos surpreende a cada dia com sua unção e ousadia no Espírito, teve a iniciativa de realizar o bloco do ressuscitado, para, obviamente, comemorar a ressurreição do nosso Rei Jesus. 

A festa da páscoa, na verdade, constitui-se num tríduo, ou seja, uma celebração de três dias, na quinta, sexta e sábado santos. Na quinta-feira santa comemora-se a instituição da Eucaristia, quando Jesus faz o banquete de páscoa para os seus discípulos, lava-lhes os pés e institui o maior dos sacramentos da igreja, o Santíssimo Sacramento do altar – “grande mistério de amor”. Por ser o dia da instituição da Eucaristia, presta-se também adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda a noite de quinta para sexta-feira.

Na sexta-feira santa celebramos a morte de Jesus Cristo na cruz. Nesse dia não se ministra nenhum sacramento. Não há consagração da hóstia, nem confissão, nem batismo; sacramento algum, a não ser a unção dos doentes. A celebração é simples, não é arrumado altar e, ao retirar-se do templo, não se canta canto algum, sai-se em silêncio. Assim, pois, permanecemos, até a festa de páscoa, que inicia no sábado Santo, com o retumbante canto de Glória in Excelsis Deo! O sábado é a festa do ressuscitado, a missa mais importante de todo o ano litúrgico! 

Na paróquia Nossa Senhora das Graças a missa começou às oito horas, com a bênção das luzes. No início da celebração, com todas as luzes apagadas, o padre acende o Círio Pascal na fogueira na frente da igreja e os fiéis, com as velas acesas o acompanham até dentro do templo. Tive a honra de tocar nessa celebração solene, junto com os músicos dos ministérios da paróquia. Como se sabe, a celebração é longa, com sete leituras do velho testamento, sete salmos e uma epístola. Mas a solenidade da festa de páscoa e a felicidade de festejar a ressurreição do nosso Rei nos dão ânimo para agüentar as mais de três horas de celebração. O ápice da festa é o canto de Glória, quando enfim podemos gritar: ALELUIA, CRISTO RESSURGIU! E aqui celebramos com gritos, cantos e muitos fogos... 

O bloco do ressuscitado começou assim que acabou a missa solene. Detalhe que eu não tive tempo de ir em casa trocar de roupa e acabei indo atrás do trio de calça e camisa social... (kkkkk). Portanto, se virem alguma foto minha por aí pulando ridiculamente com calça social e camisa de botão, agarrado ao braço de minha irmã mais nova que não desgrudava (J), não reparem não é que meu estilo sou eu quem faço! (:P) 

A grande festa ao Ressuscitado contou com a participação do Ministério da Graça, formado por músicos da diocese e cantores dos ministérios da paróquia. Tivemos também a presença especialíssima da cantora Cream (ou Crean, ou sei lá, é um nome complicado...), de São Mateus – ES, que brindou-nos com a sua voz e animou a galera de Teixeira. 

E, como eu disse acima, o Pe. Alexandre não cansa de nos surpreender! Antes mesmo de o trio sair, ele apareceu ao lado de um dos cantores do ministério e, dando um show de baianisse, cantou e dançou pagode como ninguém! Mas, se “Davi dançou na presença de Deus” por que não nós, não é? A dança também é um meio de louvor ao senhor, desde que apreciada com moderação (J) e discernimento. Eu é que não dancei. Não que eu seja quadrado (talvez seja, mas não por isso), mas é que essa coisa de dançar não está muito no meu sangue. Mas não deixei de manifestar minha alegria pulando, gritando, dando passos de dança que eu mesmo inventei (e que só eu entendo) e declarando aos berros santos: Ah, eu sou ressuscitado! 

No mais, roupa e sapatos sociais à parte, passos de dança inventados à parte, samba do vigário, berros santos, “swingueira”  e tudo mais, o bloco foi massa! E como não cansaram de proferir as vozes proféticas: a moda vai pegar! Espero vocês o ano que vem na avenida! Tomara que vire a noite!


OBS. Não há fotos ainda em meu poder... Estou à cata (:]

Um comentário:

  1. Aff......... realmente Nando o bloco foi bom d+, melhor que esse só outro... to esperando arrumar um tempinho para fazer um post sobre o bloco ressucitado tbm...rs.
    Bom agora vamos aos comentários, primeiro que foi um prazer muito grande encontrar esse grande escritor q vc é..
    segundo q a roupa social q vc se refere digamos q passou dispercebida (pelo menos por mim), num meio daquela bagunça o q menos importava era a roupa ......rs
    terceiro eu pelo q me lembro vi vc sim dançando kkk pulando atras do trio e nem deu pra perceber q vc num sabe dançar pq atras do trio o negocio é pular mesmo.... ca entre nois eu tbm num sei dançar muito bem......então eu faço como vc: PULO...kk
    por ultimo - eu juro q pensei q a garota q estava com vc era sua namorada..kkk num imaginei q fosse sua irmã, tanto q fiquei meio sem graça quando fui falar com vc.....kkk
    Mais é isso ai estamos na expectativa dos proximos blocos..
    ate mais
    Paz e Bem .....
    Bj

    ResponderExcluir

Pode se jogar, mas não esqueça a sua bóia, viu?