9 de nov de 2009

Terra das Palmeiras (2005)

(A história da vila onde nasci)

O mar estava calmo... Poderia estar bravio também, mas eu achei melhor que ele estivesse calmo e, portanto, digo que estava calmo, ora bolas![1] Uma esquadra de quatro, ou cinco, ou seis caravelas – eu não sei bem ao certo, porque não sou muito bom das aritméticas – mas certo é que vinha a tal esquadra.

Foi lá pelo dia 22 de Abril que Cabral e sua tripulação desembarcaram no nosso litoral para, enfim descobrir o Brasil,[2] que na época ainda não era Brasil.

Cabral e Caminha quiseram logo fazer as médias com o nosso pessoal:

- E aí, nativos – disse Cabral[3] - Como vivem a cá nesta ilhota?

- Vive muito bain – disse Caminha – mar, sol, índias peladas...

- É maravilha eshta ilha!

- E cês tão achano qui ta in ilha, é?[4]

- E não? Pois pois, estamos onde, ó pá?

- Pindorama, oxente!

- PINDORAMA??? – Perguntaram os lusitanos em coro[5]

- É!

- E, nativo, que quer dizer tal palavra cá em minha língua?

- Lá ele! Eu sei lá de língua de homi! Inda mais barbado assim!

- Quis dizeire: que significa, ó raios!?

- Oxe, portuga! É Terra das Palmeiras!

Fernando Lago Santos. Da série: Estórias que não estão na História. 2005


[1] Percebe-se que o compromisso com a verdade não era muito a minha praia quando comecei a escrever (e agora?)

[2] Dizem as más línguas que na verdade ele queria descobrir as Índias – e vê-las peladas...

[3] Você imagina o Cabral falando “E aí”? Eu imaginei...

[4] Sempre achei o baianês (o puro) intrigante...

[5] Como se fossem personagens de sitcom

4 comentários:

  1. UAHAHAHAH!!!

    "Poderia estar bravio também, mas eu achei melhor que ele estivesse calmo e, portanto, digo que estava calmo, ora bolas!"

    Adorei essa parte, pra mim foi a melhor!!!

    Vc tem controle do texto - ele eé teu, eo gosto disso!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é meu autor favorito da net!

    ResponderExcluir
  3. Que bom ouvir isso Diane!
    Obrigado pela visita! Volte sempre!
    (desculpa aí não oferecer um drink, um Whisky ou mesmo um cafezinho. A casa anda meio pobre ultimamente)

    ResponderExcluir

Pode se jogar, mas não esqueça a sua bóia, viu?